domingo, 16 de agosto de 2020

AÇÕES IMPLEMENTADAS PELO PREFEITO IVANES LACERDA JÁ REFLETEM POSITIVAMENTE SOB A SUA PROVÁVEL CANDIDATURA



As últimas enquetes preliminares sobre o processo eleitoral em Patos apontam um crescimento a favor do prefeito interino e pré-candidato, Ivanes Lacerda. As pesquisas destacam o aumento de sua aceitação está ligada, diretamente, às ações de ordem administrativa implementadas paulatinamente pelo citado edil. O crescimento do Sr. Lacerda, perante a população, lhe dá a condição substancial de se tornar, de fato, o candidato oficial de seu partido, mesmo levando em consideração a presença de um candidato “plano B”, o deputado Nabor Wanderley. 


Não há dúvida que existe um pacto político entre Ivanes e Nabor para se saber, até a data final das convenções, quem deve ser de fato o candidato. Quando é celebrado acordos dessa natureza, as pesquisas são, geralmente, o fator decisivo para quem deverá ser o candidato a ser lançado pelo partido. O prefeito jogou todas as cartas para conquistar esse direito, ao abrir cargos de confiança para o time de Nabor. Seu gesto demonstrou desprendimento político, pois ele sabe que o parlamentar alimenta, em seu íntimo, a vontade de concorrer novamente à eleição de prefeito. 


Dentro deste contexto, sem levar em conta outras considerações pertinentes ao jogo político partidário, Ivanes começa a conquistar dividendos dentro do próprio grupo do deputado, o qual via antes seu nome com certa reserva. Ao nomear pessoas que não faziam parte de relação pessoal para funções importantíssimas, a exemplo da Secretaria de Saúde, pulmão da máquina administrativa, o Sr. Lacerda buscou unir o partido pela causa, agindo com critério e com espírito de humildade. 


Tendo superado o desgaste inicial dos primeiros meses a frente da prefeitura, Ivanes passou a imprimir sua própria marca de gestor público, com medidas que impactam a visualização de sua imagem. O fato é de que, aos poucos, segundo as enquetes, o prefeito Ivanes começa um processo gradual de aceitação popular ao seu nome, o que não era sequer considerado pelo seu grupo político. 


É bom que se diga que esse crescimento será avaliado no momento certo por todo o partido. Surpreendentemente, com a renúncia do deputado Érico, os eleitores simpatizantes não estão migrando para a candidatura do novato ex-juiz Ramonilson Alves, como amplamente divulgado, inclusive pelo Blog do Lobo, nos primeiros momentos após a renúncia do referido parlamentar estadual. 


Os eleitores de Erico e Dinaldinho podem enxergar no Sr. Ivanes uma alternativa, haja vista claramente que o Sr. Ramonilson rejeita publicamente qualquer aliança com os mencionados líderes. Tudo dependerá da capacidade própria que o prefeito interino escolha desenvolver para atrair e conquistar tamanha fatia deste eleitorado.