quinta-feira, 8 de outubro de 2020

ELEITOR DE PATOS QUER MUDANÇA E COMPETÊNCIA NO FUTURO PREFEITO

 



As pesquisas qualitativas e quantitativas realizadas até o presente momento do processo eleitoral, apontam que o eleitor quer votar em candidato que represente mudança e tenha sobretudo competência para administrar a cidade. Há um inconformismo generalizado na população. O sentimento do eleitor é de escolher um novo Prefeito que fuja ao tradicionalismo da política local.


O noticiário da imprensa nacional, através dos comentaristas políticos notadamente nas cidades grandes e médias, revela um espírito de conscientização no eleitorado que demonstra claramente a possibilidade de mudanças profundas no quadro de representatividade partidária. É possível, dada a multiplicidade de  partidos, que forças tradicionais percam espaço no comando político de importantes  cidades.


Políticos tradicionais que estiveram envolvidos em escândalos de corrupção, provavelmente recebam um julgamento severo do eleitor. Ex-prefeitos, deputados, políticos de um modo geral que estão novamente disputando eleição para Prefeituras em todo o País, muitos dos quais líderes em intenção de voto terão dificuldades de debater com a população quando do início da propaganda eleitoral no rádio e principalmente na televisão. 


Na Paraíba, os ex governadores Cicero Lucena e Ricardo Coutinho, este último com maior gravidade, possuem maiores índices de rejeição, apesar de pontuarem bem nas intenções de votos. São demonstrativos que se fazem presente nestas eleições. O eleitor não quer votar em político chamado ficha suja ou que esteja de alguma forma ligado a escândalos de corrupção.


As cidades de Campina Grande, Patos, Sousa   e Cajazeiras com maior destaque, tem candidatos que respondem a processos nas instâncias da Justiça Estadual e Federal por suspeitas de práticas lesivas ao patrimônio público. Estes candidatos terão dificuldades de se apresentarem ao eleitor.


A eleição em Patos será uma das mais disputadas dos últimos anos. O eleitor quer mudança, aposta em personagem novo. Busca competência e dignidade na conduta do candidato. A cidade enfrenta uma crise comprovada de governabilidade. Prefeitos afastados, operações diversas das polícias Civil e Federal no combate à corrupção. Todo esse cenário contribui para que o eleitor desperte sobre a necessidade de mudanças no quadro de representação partidária e política.


Sem apostar em promessas de salvador, ou seja; de candidaturas que aparecem em momentos de crise, prometendo tudo, principalmente o impossível, o que ñ pode ser cumprido. O eleitor procura competência e conhecimento de causa no candidato . Os debates públicos promovidos pelos mais diversos segmentos da sociedade representativa, particularmente os meios de comunicação de massa, oferecem a oportunidade do eleitor conhecer e julgar o melhor.