quarta-feira, 20 de maio de 2020

AQUI NÓS CHORAMOS, MAS O CÉU SE ALEGRA COM A CHEGADA TRIUNFAL DE ORLANDO DAMASCENA...



O céu está em festa com a entrada triunfal do médico Orlando Damascena, para o convívio eterno ao lado do nosso salvador, Jesus Cristo. Poucos possuem credenciais para merecer tão importante conquista. Dr. Orlando, sim. Conquistou certamente essa condição pela importante obra humana que desenvolveu na sua passagem pela terra. 

Abrimos este espaço por dever de consciência cívica, tão em falta nos dias atuais, para registrarmos essa perda irreparável para todos nós que o conhecemos de perto. O homem, médico, cientista, pensador, cidadão: ORLANDO AUGUSTO DAMASCENA. Sua obra social deixa uma marca registrada no acervo dos grandes realizadores contemporâneos. 

Orlando viveu para aprender e servir ao próximo, como determinou nosso criador de todo. Não foi apenas um ótimo médico em vida, mas, principalmente, existia um pensador dentro de si. Vivia em busca de conhecimento e de descobertas, para poder ser útil à sociedade. Sua obra não se resume a medicina, pois seus conhecimentos rompiam fronteiras. 

Provavelmente, poucos têm conhecimento de um fato que vou relevar aqui para sintetizar a grande perda que tivemos: nos idos do período inflacionário brasileiro, com o fim do regime militar, já com o advento da redemocratização, o Dr. Orlando passou dias e noites intermináveis construindo um verdadeiro plano de ação para combater a alta inflação de nossa economia. 

Seu projeto fora enviado direto para Presidência da República, no Governo Sarney, recebendo o agradecimento pelo gigantismo de suas ideias que foram parar nas mãos do ministro da fazenda, Dilson Funaro. Este conto é apenas para ilustrar o quão grande fora este Homem que acabamos de perder para essa avassaladora epidemia, que tantas vidas tem ceifados de nosso convívio. 

Não devemos chorar a morte. A morte é o caminho que chegamos ao julgamento de nossas realizações, para merecer a morada eterna prometida e reservada às pessoas que souberam conquistar com trabalho e amor ao próximo. 

Aos seus próximos, familiares próximos, mulher e filhos, vocês têm muito o que se orgulhar, pois a imortalidade de Orlando Damacena é um fato que devemos reverenciar como marco de obra infinita em todos os campos da ciência humana. Na medicina, sua realização profissional, mas sua grandeza de conhecimentos universaliza pela preocupação constante a qual sempre ocupou a sua mente e o seu coração. 

Então, é dever universal de todos nós, elevarmos ao nosso Deus o agradecimento por termos convivido com homens como Dr. Orlando, que muita falta nos fará. Principalmente, nos dias atuais de incertezas e falta de pessoas como ele aqui na terra.

 As nossas lágrimas não podem ser de tristeza. Elas devem ser de eterno agradecimento a um homem simples, que tanta riqueza nos deixou de herança, além de bondade, respeito, ética, moral e, sobretudo, amor...