quarta-feira, 14 de agosto de 2024

A inércia dos nossos Senadores da República.



 




Ainda não deu pra chegar à conclusão quais são os verdadeiros interesses dos nossos três Senadores, eleitos que foram, pelo voto popular dos paraibanos.  O senador Efraim Filho está há menos de dois anos naquela Casa, enquanto Veneziano Vital do Rego e Daniela Ribeiro, ambos campinenses, não se destacam à nível estadual e muitos menos no cenário nacional. Só aparece na mídia quando vêm anunciar, em alguns municípios, as "migalhas" impostas através de Emendas Parlamentares. Isso, sim, eles fazem muito bem, porque será revestido em votos na suas reeleições. 



É o famoso voto de cabresto dados por prefeitos em troca dessas migalhas que, às vezes, sequer chegam na sua totalidade. Boa parte fica pelo caminho da corrupção. Deixo claro que este fato ocorre em todos os Estados do País, sem que aja uma fiscalização premente e enérgica da aplicação desses recursos. No plenário do Senado o que dizem, poucas das vezes, não são levados em  consideração.  Efraim, por ser líder do seu partido, detém um pouco de atenção, mas entre muda e sai calado diante dos problemas sérios da Nação, a exemplo da intervenção do Supremo Tribunal Federal na vida e nos direitos do povo brasileiro.  Se faz de mudo, nada diz e nada lhe é perguntado.


Veneziano, com o prestígio do calhorda Renan Calheiros, foi alçado ao segundo posto mais importante do Senado.  É o vice-presidente que só serve para se empanturrar na cadeira do titular numa pose que nem Luiz XV ostentava no trono da Inglaterra.  É conhecido como articulador do governo e vota às cegas em qualquer tipo de matéria [seja boa ou ruim] para a população, mas é do agrado do Planalto.  Já a nossa representante feminina pouco se sabe qual é o papel dela naquela Casa. Se manda algum recurso para a Paraíba são destinados aos seus amiguinhos correligionários, também visando o apoio para renovar o seu mandado.


A pergunta que me ocorre nesse exato momento é a seguinte: com tanto poder os chamados "príncipes" da nação bem que poderiam ser mais pró ativos na defesa dos cidadãos brasileiros, a exemplos daqueles  injustamentes punidos por uma arbitrariedade do ministro Alexandre de Morais, o Xandão, que a todo momento impõe as suas regras contra o povo brasileiro, vírgula, impõe tão somente os seus castigos medievais contra aqueles que não comungam com as suas preferências ideológicas.


A própria Folha, jornaleco da situação, resolveu reagir e está publicando desde do início desta semana um "catatal" de denúncias contra o Alexandre de Morais, macumunado com os seus assessores de gabinete. Todo tipo de incoerência jurídicas estão inseridas neste dossiê, principalmente contra jornalistas independentes e políticos que têm coragem e armadura para enfrentá-lo.


Sobre este assunto, até agora, os nossos senadores não deram um piu-piu sequer. Pode ser medo ou rabo preso no STF, e temem que algo venha em represália. Mas, aqueles Senadores corajosos, estão usando da tribuna para pedir a degola do Xandão, que já conta com mais de 20 pedidos de degola naquela Casa.


Enquanto isso os nossos "Princípes" se fazem de mudo, se escondem em seus gabinetes esperando o tsunami passar. Ocorre, porém, todavia, contudo, que daqui a um ano meio, temos novas eleições para renovar duas vagas. Daí cabe a nós simples mortais eleitores agirmos com consciência, pensar nos nossos filhos e netos e escolher aquele que pelo menos tenha a coragem de trabalhar em benefício o nosso Estado, já que eles são os verdadeiros representantes do nosso "torrão" no cenário nacional.


Coluna

By Chico Pinto