terça-feira, 18 de agosto de 2020

PESQUISAS APONTAM DERROTA DO PREFEITO DE CATINGUEIRA, SE A ELEIÇÃO FOSSE HOJE


As primeiras pesquisas indicam que se a eleição ocorresse hoje, o prefeito da cidade de Catingueira, médico Odir Borges, não conseguiria se reeleger. A insatisfação é generalizada perante a população, principalmente nas camadas menos favorecidas. As eleições na cidade costumam serem marcadas por disputas acirradas, às vezes envolvendo familiares os quais se desentendem por motivos meramente eleitorais. 


Dr. Odir perderia a eleição para o empresário Suélio Félix, que, por sua vez, recebe apoio de todos os opositores ao prefeito. O ex-prefeito Edvan Félix, segundo as pesquisas, é o maior líder da cidade em termos de aceitação popular, mesmo considerando o revés que vem sofrendo nos últimos na justiça paraibana. 


O Sr. Edvan consegue transferir, quase em sua totalidade, os votos para o então seu pré-candidato das oposições. A situação não é das melhores para o projeto de reeleição do médico Odir Borges. Um dos principais motivos que as pesquisas apontam para tanta rejeição, é a sua ausência quase que diariamente da cidade. Este é um fator preponderante que tem pesado para conferir ao Sr. Borges o título de prefeito mais ausente da história de Catingueira. 


Outro ponto bastante destacado é a política de perseguição implantada pelo prefeito Odir, assim que assumiu o comando da Prefeitura. Para os amigos mais próximos e sobretudo familiares, Odir dispensa as bebesses do poder, já para adversários ou qualquer cidadão que lhe seja contrário, o prefeito impõe-lhe o rigor da lei. São peculiaridades da própria personalidade do gestor de Catingueira. 


Odir fez questão de divulgar que assumiu a prefeitura completamente falida, em todos os aspectos administrativos. Segundo ele, esse quadro dificultou muitas de suas ações previstas de ser realizadas em favor do município. O fato é que esta eleição seja marcada por uma disputa acirrada entre as correntes políticas locais.  Se por um lado o nome do empresário Suélio cresce em aceitação, por outro o nome do Prefeito Odir apresenta o maior índice de rejeição pessoal. 


Em outras palavras, podemos dizer que quem conhece Odir Borges não vota nele. Se o seu governo não conseguiu conquistar a empatia popular, dificilmente o candidato conseguirá. As pesquisas são as primeiras impressões do futuro pleito. A um longo caminho a ser percorrido. O prefeito detém a estrutura da máquina administrativa em seu favor, além de contar com a influência política de forças externas que podem lhe favorecer. 


Já o jovem empresário tem a seu favor a sua própria história de homem humilde, saindo da terra para vencer lá fora, mas procurando manter os laços de amizade com sua gente. Certamente, o carisma pessoal que possui, associado a história real de homem competente e vitorioso, o credenciam a concorrer a eleição com chances absoluta de vitória.