sábado, 25 de maio de 2019

DINALDINHO AMEAÇA RENUNCIAR E REVELAR PODRES DA CÂMARA MUNICIPAL DE PATOS

Descrente e revoltadíssimo com o seu afastamento do cargo de Prefeito, o médico Dinaldinho Filho, segundo assessores próximos, poderá renunciar em definitivo o seu mandato de prefeito eleito.  O revés jurídico em todas as instâncias judiciais, incluindo a derrota no Supremo Tribunal Federal, provocou no prefeito uma reflexão própria dos grandes homens públicos que marcaram nossa breve história.

No íntimo, Dinaldinho sabe que forças ocultas estão por trás de seu afastamento da Prefeitura. Sabe também que paga um alto preço por não ter promovido uma minuciosa auditoria nas contas da Prefeitura. Esse erro bastante grave, trouxe-lhe dissabores de toda ordem. Dinaldinho recebeu a Prefeitura de um grupo político que ficou 12 anos ininterruptos no comando Municipal, tendo inclusive a prefeita Chica Motta sido afastada por suspeitas de desvio de conduta com o manuseio do dinheiro público. A filha de Chica Motta foi presa deixando claro que algo de podre existia dentro da Prefeitura.

Provavelmente, o prefeito Dinaldinho não quis estabelecer um clima de revanchismo político com seus adversários tradicionais. Deixou que os órgãos investigativos conduzissem por conta própria as apurações em curso sem o seu envolvimento direto. Sua omissão em não auditar as contas do município e externar a opinião pública as verdadeiras condições em que recebeu a Prefeitura, permitiu que a população de um modo geral entendesse que tudo estava em ordem, quando na verdade o caos financeiro era total por conta das condutas dos ex- prefeitos Nabor Wanderley e Chica Motta.

Outro aspecto do prefeito Dinaldinho Filho foi sem dúvida sua relação política com a Câmara Municipal de Patos. Há um preço alto nesta relação do Executivo com o Legislativo local. O vice prefeito Bonifácio Rocha que o sucedeu renunciou em poucos meses acusando que um dos motivos era a relação que vereadores cobravam para poder apoiá-lo. Bonifácio Rocha foi ameaçado de sofrer cassação sem que houvesse causa determinante para tanto.

O próprio vereador e hoje prefeito Sales Junior, tá acuado por seus próprios pares. Ele liderou as pressões que os prefeitos receberam para ter “harmonia “ de relação.  É injusto que um prefeito eleito seja afastado por tão pouco. Dinaldinho está só, abandonado por causa de seus próprios atos. Patos vive o pior momento de sua história política.

A renúncia de Dinaldinho Filho contribuirá para que haja novas eleições com a escolha de um novo nome que possa resgatar Patos desta interminável crise política financeira.  Se for realmente renunciar o prefeito Dinaldinho precisa passar a história a limpo. Ao revelar os podres da cobrança que sofria de alguns vereadores para apoiá-lo, ele não irá sozinho pois poderá levar Patos a promover a maior e devida limpeza política da cidade.

Tente sair por cima prefeito Dinaldinho Filho!