sexta-feira, 9 de outubro de 2020

CABEÇAS VÃO ROLAR NA CIDADE DE PATOS







Por fim o espírito dos revolucionários franceses se incorporou na população de Patos, especialmente no eleitor que elegerá o futuro Prefeito em 15 de novembro vindouro. O problema maior são os personagens impulsionadores deste espírito de mudança que pregam o combate à cultura de vícios e corrupção que se instalou na cidade de Patos nos últimos vinte anos. 


Na França, o grande líder revolucionário foi Maximilen de Robespierre. Brilhante advogado, tribuno, foi vitorioso em derrubar a Monarquia corrupta. Porém, este revolucionário que prometia Democracia, Igualdade e Fraternidade, cultuou o ódio e a perseguição que implantou na França. Começou cortando cabeças de reis, rainhas e depois se estendeu a cortar cabeças de todo aquele que contrariasse suas ideias. A guilhotina promoveu o maior terror da história francesa. Em Patos, nestas eleições onde o eleitor demonstra disposição de encerrar o círculo monárquico que infelizmente domina a política local, é provável que vivamos aqui uma também revolução com cortes de cabeças oportunistas que costumam sugar às tetas do erário público.


A mudança se faz necessária. O eleitor tem a responsabilidade maior de responder nas urnas por esta mudança. Não é possível permanecer assistindo a um rodízio familiar e oportunista que quer continuar comandando a Prefeitura de Patos. Essas tradições familiares que perduram até os dias atuais, fruto do coronelismo passado, são responsáveis direta pelas mazelas sociais em todo país.


Dentro deste espírito revolucionário que marcou o início da democratização institucional no mundo, iniciada na França , mesmo a custo altíssimo de vidas humanas, temos que cultuar este espírito de mudança . Não desejamos que os líderes que pregam e conduzem esta mudança, digo, candidatos novos à Prefeitura, alguns já vitoriosos, não façam o que fez Robespierre: odiou a tudo e a todos, perdendo a razão de ser de suas brilhantes ideias. A vingança não deve fazer parte da vida em nada menos ainda na atividade política. O citado revolucionário Francês pagou com a mesma moeda, pois sua cabeça também foi cortada na guilhotina que ele implantou.


Aventureiros em política geralmente se perdem. Patos precisa inovar e renovar com qualidade. O eleitor não deve embarcar nas ilusões prometidas por quem se julga acima do bem e do mal. O importante é prestar atenção na conduta de quem lhe pede o voto. Devemos procurar conhecer suas propostas de governo. Esqueçam nos dias atuais de votar em legendas partidárias. Os partidos, dada a multiplicidades existentes, quase em sua maioria, deixaram de seguir programas com que se fundaram em termos de opções programática. Homens, pessoas, passaram a exercer a política com personalismo oportunistas, gerando este quadro depreciativo da atividade política brasileira.


Patos não difere de outras cidade brasileiras , notadamente nas regiões Norte e Nordeste onde predomina verdadeiras dinastias familiares que se revezam no Poder. Mudar é preciso. Patos não suporta continuar com os mesmo vícios de personagens que fazem política não como causa social, mas para atender seus próprios interesses que nunca são republicanos.


O eleitor deve observar bem. Revejam o passado recente na Prefeitura de Patos. Quem inaugurou a chegada de operações para combater desvios de dinheiro público ? Prisões foram efetuadas, processos estão correndo em instâncias diversas da justiça. A Lava Jato recuperou alguns milhões desviados por corruptos dos mais diversos partidos. Quando é que os que são suspeitos e acusados de roubarem o município vão também devolver o que foi desviado? Basta observar o que fizeram com o instituto da Previdência dos servidores municipais. Hoje quem está pagando a conta são os já combalidos e prejudicados funcionários. Os grandes roubam e os pequenos pagam a conta.


O seu voto pode e deve fazer a diferença.