segunda-feira, 31 de agosto de 2020

MINISTÉRIO PÚBLICO DEVERÁ ABRIR INVESTIGAÇÕES SOBRE CONTRATOS E COMISSIONADOS DA PREFEITURA DA CIDADE DE CATINGUEIRA


 


O prefeito Odir Borges, da cidade de Catingueira, deverá ser, em breve, alvo de uma força-tarefa do Ministério Público Estadual, o qual investigará o aumento substancial na folha de pagamento dos últimos quatro meses. Partidos de oposição, a exemplo do PTB, presidido pelo empresário Petrônio Fausto acionarão o órgão investigativo para que apure os atos e as ações do prefeito em véspera de eleições municipais. 


Considerado um prefeito ausente durante quase todo o mandato, o Sr. Odir, de repente, como se fosse uma madre Tereza de Calcutá, resolveu contratar pessoas com fins claramente de obter vantagens eleitorais com a troca do emprego pelo voto. A prática de sedução eleitoral a partir do agente público, com o uso da máquina pública é considerada crime.


 O fato é que, a folha de pagamento do município vem aumentando com contratados e comissionados. Basta fazer uma conferência no SAGRES do Tribunal de Contas do Estado (TCE), para constatar tais fatos. Lamentavelmente, a Câmara Municipal do não vem cumprindo com o seu dever institucional. Há quem diga que a cumplicidade política entre o prefeito e os vereadores. Isto poderá ser comprovado conforme haja uma rigorosa fiscalização por parte dos órgãos competentes.


Os tempos estão mudados, os vereadores de qualquer cidade brasileira poderão responder criminalmente caso fique provado que deixaram de agir com o seu dever constitucional de poder fiscalizador do Executivo Municipal. Milhões de reais estão sendo gastos só com contratados e comissionados. Há um descontentamento generalizado dos servidores efetivos do município, pois não há política de valorização do servidor municipal. “O dinheiro é sempre usado para se fazer politicagem em benefício próprio”, desabafou um funcionário que não pode relevar seu nome, por receio de sofrer represália. Praticamente, nos últimos três anos e meio do mandato do Sr. Borges, não houve investimentos nos serviços básicos do município. 


As obras prometidas não aconteceram. A juventude do município vive desesperada por falta de políticas públicas que lhe poderiam ajudar muito se de fato existisse, a exemplo da internet gratuita para o aprendizado escolar do jovem que sonha entrar na faculdade. O quadro é de abandono mesmo. Só agora, quando se aproxima a eleição, é que o prefeito resolveu aparecer fazendo as mesmas promessas.


Você, eleitor, é quem decidirá o destino de sua cidade. Renovar é algo importante dentro da democracia. Se o prefeito não corresponde, fora nele. É o eleitor quem tem a última palavra.