terça-feira, 19 de julho de 2022

RAMONILSON ALVES LIDERA INTENÇÃO DE VOTO PARA DEPUTADO ESTADUAL …

 O professor Ramonilson Alves lidera com folga a preferência do eleitor patoense para deputado estadual. Até a presente data, todas enquetes informais realizadas apontam essa intenção do eleitor em votar nas urnas no professor e ex juiz. Para os analistas, essa preferência tem relação direta com a eleição passada para prefeito, quando o professor, estreante na política, quase vence o clã Motta, o qual elegeu de volta o prefeito atual, Nabor Wanderley.

A eleição em Patos para deputado estadual certamente será polarizada por três nomes de peso: Ramonilson Alves, Francisca Motta e Germana Wanderley. Há votos suficientes para atender às três candidaturas. É de suma importância relembrar que Patos já contou com a eleição de três deputados da terra. Os saudosos Ruy Gouveia, fenômeno na época, Edivaldo Motta, Múcio Saturo e, até um quarto, José Gayoso, chamado como a patativa do sertão.

O certo nas oposições, segundo analistas da política local, seria Ramonilson e Germana estarem juntos numa só candidatura, pois a divisão das oposições pode resultar em que nenhuma se eleja, haja vista o coeficiente eleitoral que cada um precisa atingir para se eleger.

Ramonilson concorre pela legenda do PSDB, enquanto a Germana pelo Solidariedade. Cada um possui uma realidade de números de votos a serem conquistados, como já mencionado acima. Numa primeira análise, tanto Ramonilson quanto Germana demonstram capilaridade para atingir o percentual necessário. Ocorre que, na realidade de hoje, por ter sido o candidato das oposições, inclusive com o voto do deputado Érico e da própria Germana, Ramonilson possui larga preferência eleitoral em Patos. Se por ventura, Ramonilson, Érico e Germana se unissem, certamente as oposições elegeriam um deputado. Na política, o correto é vencer.

É sabido que a divisão das forças políticas sempre favorecem o adversário oficial. O grupo Motta vem reinando há tempos em Patos. O próprio Nabor Wanderley já é eleito pela terceira vez consecutiva, tendo elegido a sua sucessora, deputada na época, Francisca Motta. Para se eleger um deputado(a), seria preciso que, tanto Ramonilson quanto Germana, obtenham votos em outras cidades. Pra que isto possa acontecer, dependemos da logística financeira associada à competência de articulação partidária, compondo o quadro da conjuntura atual.

Por último, em resumo objetivo, Francisca Motta, pela tradição e estrutura política e partidária, tende a ser a única a se eleger. Com a palavra, Ramonilson e Germana.