sábado, 17 de outubro de 2020

O QUE OS INSTITUTOS DE PESQUISAS ESTÃO OMITINDO SOBRE AS ELEIÇÕES EM PATOS

 



Há certa omissão na coleta e análises das pesquisas eleitorais na cidade de Patos. Partidos e determinados candidatos contratam institutos de pesquisas com o intuito de camuflar, omitir numa linguagem direta a realidade dos fatos.  Ficou difícil de entender, até mesmo acreditar na pesquisa realizada pelo instituto DATAVOX quando apontou uma alta rejeição ao candidato Lenildo Morais do PT à Prefeitura de Patos, destacando o candidato Nabor Wanderley - Republicano , como em primeiro lugar, seguido pelo candidato do Patriota , Sr Ramonilson Alves.


Analistas e pesquisadores da política local , ouvidos por este informativo, levantaram dúvidas quanto aos números apresentados aos candidatos com maior percentual de rejeição. Os candidatos Lenildo e Nabor lideram a duvidosa rejeição pontuada pelo referido instituto.  O importante é que o eleitor fique atento aos fatos que ocorrem no dia a dia do processo eleitoral. Estamos num jogo, numa disputa onde candidatos e partidos, às vezes, costumam usar de métodos e estratégias para produzir inverdades com nítido objetivo de iludir e confundir o eleitor.


Para os mesmos analistas , num diálogo informal, a liderança do candidato Nabor não é novidade alguma pelo seu histórico político na cidade. Em que pese problemas ocorridos, há um acervo de realizações que o colocam na opinião pública como um Prefeito, administrador bem avaliado. Sua força eleitoral compreende as camadas menos favorecidas da população.  As dúvidas passam a existir pela relação dos números apresentados com considerável rejeição tanto para o candidato Nabor, quanto para o candidato Lenildo Morais. Não se justificam os percentuais apontados. No caso do Sr Lenildo, as enquetes e pesquisas que antecederam o registro das respectivas candidaturas , demonstraram um crescimento expressivo em aceitação popular, inclusive não se falava em rejeição. Agora, intencional ou não, essa rejeição passa a ser vista com dúvidas. 


Longe de colocar sob suspeitas o  resultado apresentado pelo instituto DATAVOX; o que se questiona é a alta rejeição identificada pelos pesquisadores. Vamos aguardar o surgimento de novas pesquisas, por outras empresas. A campanha entra em rítmo decisivo, estamos a menos de 30 dias para a eleição em si. Gostaríamos que a votação ocorresse de maneira democrática, racional. O eleitor e a cidade em geral torce e quer dias melhores.