segunda-feira, 19 de outubro de 2020

LENILDO MORAIS PODERÁ OU NÃO SURPREENDER

 




Provavelmente os neófitos em política não admitirão nem de longe a possibilidade do candidato do PT, Sr Lenildo Morais, surpreender na eleição de 15 de novembro vindouro que elegerá o futuro prefeito de Patos. Os candidatos Nabor Wanderley e Ramonilson Alves, respectivamente Republicano e Patriota, polarizam a disputa.


Os votos dos indecisos  tendem a desaparecer com o aproximar do dia D, dia da eleição. Imaginemos que esse eleitor indeciso possa optar pela candidatura do Sr Lenildo Morais. Essa possibilidade existe, a julgar pelo andar dos acontecimentos, o Sr Nabor, líder na intenção de voto,  precisa superar os números que o colocam em primeiro lugar, inclusive tendo obrigação de diminuir sua rejeição. Já o candidato Ramonilson, também precisa crescer, principalmente nas camadas menos favorecidas da população. Os partidários do juiz não aceitam os números apresentados pelo  Instituto DATAVOX.


Dentro deste contexto, não é impossível que aconteça um crescimento considerável do candidato Lenildo. Basta que eleitores indecisos e os que rejeitam tanto Nabor quanto Ramonilson migrem para sua candidatura. Um fato que precisa ser levado em consideração pelos analistas da política local, é que o candidato Lenildo divide com Nabor a preferência nas chamadas camadas populares. O Sr Lenildo pelas ações e realizações do governo do presidente Lula. Já o deputado Nabor, claro, pela condição política de ter governado Patos por 02 mandatos consecutivos.


Caso ilações como esta não aconteça, na pior das hipóteses, o candidato Lenildo Morais pode estar com sua performance, contribuindo para derrotar quem pensa que já ganhou.


Os debates a serem realizados ainda por órgãos da imprensa local, notadamente emissoras de Rádios, deverá provocar consideráveis mudanças. Eleitores qualificados que estão em dúvidas, muitas vezes aguardam o confronto de ideias entre os candidatos para poder decidir o seu voto. No primeiro debate o Sr Lenildo saiu-se melhor, vencendo em análise da crítica, bem como da opinião pública manifestada em redes sociais.


O fato é que os candidatos Nabor Wanderley e Ramonilson Alves não devem subestimar o que poderá acontecer até o dia da eleição. Se o eleitor votar pela mudança com competência, muita água ainda vai rolar.