segunda-feira, 20 de maio de 2019

O MARTÍRIO DE ILANA E CHICA MOTTA



Novas operações da Polícia Federal deverão prender Francisca e Ilana Motta, mãe e filha respectivamente. Esse desfecho tá sendo há tempo aguardado na cidade de Patos, pois foi na administração do clã político Motta, iniciado na gestão de Nabor Wanderley que tudo teve início.

Chica Motta é apontada como a chefe de todo o grupo político. Todos a obedecem sem tergiversar. Foi dela a decisão de apoiar o neto Hugo Motta para Câmara Federal. Com esse advento tudo mudou. Nabor abriu os cofres públicos para todo tipo de ações que beneficiassem diretamente a captação de votos .

Com o apoio do governador à época, hoje senador, José Maranhão e dos irmãos Vital e Veneziano( o primeiro sendo hoje ministro do TCU) Veneziano Senador recém-eleito, milhões de reais deram entrada nos cofres das Prefeituras para realização de importantes obras, todas praticamente questionáveis nos dias atuais, a exemplo do chamado Canal do Frango.

Com o mandato de Prefeito, Nabor passou a exibir poderio financeiro e outros sinais de riquezas, tudo isso numa demonstração clara de seu domínio político e financeiro.  Dinheiro não foi problema para elevar o prestígio da família Motta no cenário estadual e nacional.

A conta começa a chegar. Nabor e Chica Motta ficaram 12 anos a frente da Prefeitura Municipal . Corre na Justiça Estadual e Federal inúmeros processos de investigação em obras públicas e outros serviços executados sob suspeitas de desvios de recursos públicos. Uma apuração mínima da qualidade das obras executadas por ambos prefeitos, são indiscutivelmente de péssima qualidade. Milhões foram gastos sem o devido respeito.

Com a condenação dos principais amigos na Operação Recicliva, a exemplo de Dineudes Possidônio e Madson Lustosa entre outros, é chegada a hora dos chefões pagarem por seus atos. Ilana Motta, filha de Chica, ex-mulher de Nabor, mãe de Hugo, de acordo com as investigações, inclusive tendo sido presa, comandava diretamente a distribuição de obras públicas com vista a favorecer os seus apadrinhados.

É justo, portanto, que os grandes respondam por seus atos. Chica Motta e Ilana devem ser as primeiras a dividir celas no presídio, fazendo companhia aos amigos e correligionários condenados na citada operação policial.