terça-feira, 29 de setembro de 2020

LENILDO MORAIS VERSUS NABOR WANDERLEY

 

Com as candidaturas registradas, foi dado início das disputas que elegerão Prefeitos e Vereadores em todo país. O inconformismo da população é generalizado. O eleitor cobra mudanças, personagens novos nos cenários das grandes, médias e pequenas cidades brasileiras. Lamentavelmente, nas regiões do Norte e Nordeste, muito pouco, ou quase nada, deve mudar. Infelizmente, predomina nas regiões pobres verdadeiras oligarquias familiares que se revezam no Poder Municipal, formando culturas escravocratas até os dias de hoje.


Em Patos – Paraíba, cidade polo regional, predomina – para infelicidade de toda população, a cultura familiar na política. Nesta eleição, novamente, como se a cidade fosse refém de um só grupo político partidário, temos como deputado estadual, Nabor Wanderley, o representante fiel deste modelo mandatário que insiste em perdurar. Prefeito por dois mandatos consecutivos, Nabor disputa novamente a eleição de Prefeito, apresentando para o eleitor suas realizações passadas, incluindo vícios e denúncias de malversação que marcaram sua passagem pela Prefeitura Municipal.


Os candidatos que podem mudar esse cenário de poder e comando familiar em Patos, com maior notoriedade, são os senhores Ramonilson Alves e Lenildo Morais. O candidato do Patriota e ex juiz, Ramonilson Alves, foi o primeiro a lançar-se candidato. Apresentando um discurso com proposta de inovação desta cultura predominante das oligarquias familiar. O seu discurso agradou logo de partida, chegando a liderar as intenções de voto nas enquetes e pesquisas preliminares. Ao apresentar seu companheiro de chapa do partido DEM, liderado no estado pelo deputado Efraim Morais, o médico Joubert Marinho, o juiz Ramonilson começou a cair nas pesquisas, pois o seu discurso foi engolido pela a péssima escolha feita, uma vez que, além de ser um nome desconhecido na cidade, representa a cultura oligárquica familiar na política


Já o candidato Lenildo Morais, ex vice-prefeito e prefeito na transição que afastou a matriarca da família Motta, Sra. Francisca, sem pertencer ou representar oligarquias, tem formação política ideológica dentro da classe trabalhadora. Pertencente ao PT, o Sr. Lenildo pode olhar de frente para o eleitor. Sua candidatura apresenta considerável crescimento. Há nítida possibilidade de Lenildo disputar voto a voto com Nabor Wanderley que, por sua vez, concorre pelo partido Republicano. Os próximos 15 dias da campanha oficialmente iniciada, poderão dizer ou não sobre essa polarização. O candidato Ramonilson pode reagir. Uma vez reagindo, dificilmente Nabor e Lenildo conseguirão evitar a possibilidade de vitória do juiz.


O fato é que Nabor Wanderley terá com esta candidatura, um verdadeiro julgamento de sua liderança continuista. É preciso lembrar que Nabor partiu favorito na eleição passada de Prefeito, perdendo por maioria avassaladora para o seu parente consanguíneo, Dinaldo Filho, prefeito afastado atualmente. Vamos continuar suscitando o debate, procurando discorrer com análises isentas sobre o processo das eleições municipais desse ano.