domingo, 25 de outubro de 2020

LENILDO MORAIS DENUNCIA SUPOSTA MANIPULAÇÃO DE PESQUISAS PELO PARTIDO REPUBLICANO



 


A denúncia grave feita pelo candidato da esquerda, Lenildo Morais (PT), feita durante entrevista a TV SOL, quando acusou possível manipulação de pesquisas pelo partido Republicano do candidato a prefeito, Nabor Wanderley.  Apontado pela crítica local, digo, analistas da política, como o melhor candidato à prefeitura em debates e entrevistas pelas propostas apresentadas, Lenildo acusou, com veemência, essa possível manipulação em face de determinada gráfica local, a qual já rodava material de propaganda impresso com os números que traziam o candidato Nabor como líder na intenção de voto.


Os órgãos de imprensa local não estão dando muito espaço sobre a denúncia. Fazemos este comentário para cobrar uma rigorosa investigação eleitoral por parte da Justiça. Para tanto, é preciso que o candidato Lenildo formalize essa denúncia, junto ao Ministério Público Eleitoral. Diga-se de passagem, a Justiça vem agindo com rigor implacável para os que de uma forma, ou outra, comete desobediência às leis que regem as eleições.


A última pesquisa divulgada foi realizada pelo Instituto Opinião – uma empresa séria que antecipa resultado para qualquer um dos candidatos, cometendo um grave erro de conduta profissional. Se, de fato, o partido Republicano do candidato Nabor já imprimia material publicitário sobre os números que lhe favoreciam, porque houve por parte do instituto comunicação prévia ao partido e candidato.


Os analistas locais consideram que o quadro não está definido. Apontam liderança de Nabor, seguido pelo candidato Ramonilson Alves e Lenildo Morais. Nos próximos dias, quando ocorrerão outros debates, os eleitores indecisos podem fazer a diferença, pois terão a oportunidade de prestar uma maior atenção às propostas e aos compromissos de cada candidato. 


Não é aconselhável para qualquer candidato trabalhar com manipulação de pesquisas. As ruas não mentem jamais. O eleitor, quando se decide por um candidato, sai divulgando e propagando sua opção política. Em Patos, em análise sincera dos concorrentes à prefeitura o eleitor conhece bem o Sr. Nabor, daí sua liderança em intenção e ao mesmo tempo rejeição de voto, sendo que para ganhar, ele precisa se superar. Já o candidato Ramonilson Alves, cresceu no vácuo da falta de alternativa no momento de alta crise de governabilidade na cidade, por erros de sua própria imaturidade política, precisando voltar a crescer, algo que não está ocorrendo. O candidato Lenildo Morais, vice-prefeito e prefeito em transição, em relação ao afastamento da prefeita Francisca Motta, pode surpreender. Inconformado com os números revelados pelas pesquisas oficiais, ele demonstra convicção de que falta seriedade na colheita dos levantamentos aferidos pelos institutos, incluindo o DATAVOX. 


O espaço está aberto às manifestações de todos os partidos, candidatos e presidentes dos respectivos institutos. Nosso papel é suscitar e promover o debate correto sobre as eleições do corrente ano.