terça-feira, 15 de setembro de 2020


 


Aconteceu o que já era previsto. Com índices muito abaixo do razoável numa disputa eleitoral, o vereador prefeito Ivanes Lacerda cedeu a realidade dos fatos abrindo mão de sua candidatura em favor do deputado Nabor Wanderley na corrida pela Prefeitura de Patos. O cenário político mudou completamente com a entrada do parlamentar nas disputas de novembro vindouro.


O problema agora nas hostes do partido Republicano é com a escolha do candidato(a) a vice prefeito. A permanência da vereadora Lucinha Peixoto passou a ser questionada tanto no âmbito interno como no externo. Quase em sua maioria com a única exceção sendo do hoje candidato Nabor Wanderley, desejam que a parlamentar abra mão de figurar como companheira de chapa sem criar traumas ou qualquer outra divergência de ordem política. 


Essa mudança pode vir a acontecer, a própria vereadora Lucinha Peixoto deve reconhecer que não lhe querem como vice na chapa com Nabor, mas ninguém evitará o desgosto que a dinâmica parlamentar passará a alimentar de ter sido preterida depois de tantos anos de ligação com o grupo Motta/Wanderley. Este é por si só um parto difícil de ser realizado. 


É algo pra ser analisado neste processo eleitoral. A difícil escolha dos candidatos a vice prefeitos em quase todos os partidos que tem candidato a Prefeito. Parece até uma maldição. Primeiro aconteceu com a frustrada candidatura do deputado Érico Djan, após escolher a sua vice, Sra Mirna Nóia, esposa do prefeito afastado, Dinaldinho Filho, renunciou logo em seguida, causando perplexidade a todos os expectadores.


Em seguida, o hoje candidato Nabor, lança a chapa Ivanes e Lucinha, provocando reboliço geral nas hostes do partido Republicano, bem como causando perplexidade no eleitorado. A Sra vereadora Lucinha Peixoto era a maior opositora do prefeito Ivanes na Câmara Municipal. Esse acontecimento contribuiu incisivamente para aumentar a rejeição ao nome de Ivanes no seio popular. A vereadora também perdeu popularidade , razão pela qual todos no partido querem sua substituição. 


No partido do até então líder nas pesquisas, Sr Ramonilson Alves (Patriota), por sua vez, ao escolher o médico Joubert Marinho(DEM ) como o seu companheiro de chapa, estacionou nas pesquisas que até então lhe eram favorável. O fato é público e notório, inclusive já se discute internamente a possibilidade de substituição. A mudança pode ser até desejada, mas será difícil de acontecer pois o Sr Joubert veio de mala e cuia fazer parte da chapa, trazendo condições que outros não puderam apresentar. Noutras palavras, o fundo partidário, dinheiro tão necessário numa campanha eleitoral.  


Em resumo, o vice passou a ser problema de muitos partidos. Ainda falta Lenildo Morais(PT), Edjane Araújo (PDT), pré candidatos à Prefeitura apresentarem seus respectivos vices. Há quem diga que eles estão na mira para serem escolhidos vice de Nabor. Pode até ser verdade, mas é difícil acreditar que o Sr Nabor tenha coragem de fritar publicamente um nome de tradição e confiança  que esteve sempre ligada ao seu grupo político. Lucinha Peixoto merece respeito.